O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta quarta-feira (14) que a instituição deve captar recursos no exterior para poder atender às demandas de financiamentos nas áreas de indústria e serviços e de infra-estrutura nos próximos anos.
"A reabertura do mercado para captações soberanas brasileiras foi favorável há algum tempo atrás, o que nos leva a reexaminar a possibilidade de voltar ao mercado internacional", disse ele, em visita à 27ª Feira Internacional da Mecânica, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista.
Apesar disso, Coutinho advertiu que o BNDES não deve lançar títulos a qualquer custo. "Nós estamos esperando o melhor momento do mercado, tendo em vista que o mercado internacional passou por períodos de estresse muito forte há algumas semanas. Agora já há um certo relaxamento, mas estamos olhando o melhor momento para voltar ao mercado", explicou.
Coutinho destacou que o BNDES é uma instituição que possui excelente reputação no mercado internacional e que já é grau de investimento. "Recebemos muitas propostas de vários bancos internacionais para que façamos a captação de recursos no exterior. Obviamente não vou adiantar taxas nem condições, até porque isso é estratégico, mas estamos aguardando o mercado internacional se tornar mais favorável", observou.
Coutinho evitou fazer comentários sobre o fundo soberano. Ele afirmou que ainda vai se reunir com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para se informar melhor sobre o mecanismo.