Rio de Janeiro – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reduziu de 6% para 4,5% a taxa anual de juros para financiamentos na área de produção industrial.
A queda dos juros do Pró-Farma – programa criado em 2002 para fomentar a indústria química e farmacêutica nacional – foi anunciada nesta segunda-feira (2) pelo presidente do banco, Luciano Coutinho.
Ele participou da assinatura de um contrato com o Ministério da Saúde para a destinação de R$ 30 milhões à construção de um centro de testes e produção de medicamentos, vinculado à Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
?Espero que, com uma política de coordenação com o Ministério da Saúde, com o tratamento tributário mais favorável e com outras medidas que estão sendo desenvolvidas, nós possamos acelerar muito o Pró-farma, apoiar as empresas brasileiras e a produção no país?.
Segundo Coutinho, o programa acumula hoje 47 operações de financiamento que totalizam R$ 935 milhões. A expectativa é que com a nova taxa, nos próximos dois anos, o BNDES dobre o valor para crédito em produção e inovação no setor brasileiro de farmoquímica.
A linha de financiamento atende tanto a empresas como entidades do setor público que tenham possibilidade legal de tomar empréstimo.