O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse que a instituição poderá vir a apoiar o afretamento (aluguel) de plataformas. A afirmação foi feita em resposta à solicitação do presidente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Eloi Fernandez y Fernandez, de que o BNDES venha a apoiar financeiramente empresas brasileiras que queiram entrar no afretamento de plataformas.
Segundo Fernandez, nos últimos quatro a cinco anos, foram encomendadas cerca de 30 plataformas no País, sendo que desse total, 20 foram na modalidade de afretamento, feito por empresas internacionais, que conforme ele, estão cada vez mais interessadas nessa modalidade de negócios.
Ainda de acordo com o presidente da Onip, a estruturação desse segmento no Brasil "precisa de um banco forte por trás, para fortalecer o epecista (empresa responsável pela engenharia e gestão das obras) nacional".
Coutinho respondeu à solicitação da Onip, dizendo que a proposta será examinada, e é possível que o BNDES venha a apoiar os afretamentos. "Surge no País o novo ator empresarial, epecista ou construtor, que possa afretar plataformas, e isso exige o instrumento financeiro. Não vejo dificuldade para estruturar isso, desde que existam empresas capacitadas para esse processo" disse.
Indagado sobre a perspectiva desses financiamentos no banco, o presidente do BNDES repetiu que se houve disposição empresarial, "é uma sugestão válida, se gerar interesse das empresas, o banco poderá vir a apoiar". Ele explicou que hoje a demanda por crédito nesse segmento é grande em todo o mundo, porque o negócio é atrativo.