O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou hoje que devem ser registrados neste ano pouco mais de R$ 30 bilhões de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Ele espera também emissões totais de debêntures e outros títulos entre 150 bilhões e 160 bilhões em 2007.
Coutinho afirmou que o mercado de capitais pode ser a alavanca para suprir a necessidade de crescimento da indústria de transformação. Para ele, vários setores têm perceptivas favoráveis e o mercado interno vive um dinamismo que não será interrompido.
"Por isso, esperamos que a melhora na coordenação macroeconômica minimize o problema cambial ao longo do tempo", afirmou referindo-se à possibilidade de o acesso ao mercado de capitais compensar as perdas que algumas empresas vêm obtendo com a taxa de câmbio.
Coutinho confirmou que o BNDESPar, empresa de participações do BNDES, prepara o lançamento de debêntures (título que representa empréstimo a uma empresa de capital aberto, rendendo juros e correção monetária). Ele não quis dar detalhes sobre a operação.
Pouco antes da confirmação, porém, ele havia dito que o mercado de debêntures no Brasil é pouco líquido e que apenas entre 30 e 40 empresas têm condições de se valer desse mercado. "O mercado de capitais tem extraordinária habilidade de desenvolvimento para financiar o esforço nacional de empresas privadas", reiterou.