O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta terça-feira (30) que o banco fornecerá, no âmbito da política industrial formulada pelo governo, "apoio especial" ao segmento de bens de capital. Ele disse que as medidas estão sendo estudadas em conjunto com os Ministérios da Fazenda e Desenvolvimento, além da Casa Civil, e serão anunciadas "nas próximas semanas".
Coutinho não quis adiantar quais serão os estímulos para os fabricantes de bens de capital, mas disse que poderão estar relacionados a "certa melhoria no campo dos tributos" e a uma aceleração na análise dos pedidos de financiamento, no banco, das empresas desse setor.
Segundo ele, "a prioridade é apoiar o desenvolvimento de bens de capital" e o objetivo é aumentar a capacidade produtiva das empresas para promover um equilíbrio entre a demanda e as entregas de equipamentos. "Daremos uma atenção especial às empresas que estão com dificuldade de entrega, para aumentar a capacidade produtiva", disse.