BNDES buscará mais recursos em bancos multilaterais

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse hoje que dentro da mudança da estrutura de "funding" (obtenção de recursos) do banco que está em andamento, o BNDES vai buscar mais apoio das instituições multilaterais de financiamento.

Segundo ele, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) empresta anualmente US$ 1 bilhão e esse montante precisa ser mantido ou elevado. Em relação ao Banco Mundial (Bird), o presidente do BNDES disse que participará da reunião anual do Bird e já tem agenda montada para discutir recursos.

Além disso, reiterou Coutinho, o BNDES está fechando acordo com o Banco Europeu de Investimentos (BEI), que já ofereceu US$ 400 milhões ao BNDES. Coutinho disse esperar uma quantia acima dessa. O BNDES enviou missão técnica para o banco na semana passada e agora aguarda uma visita de técnicos do BEI para fechar o acordo.

O presidente do BNDES adiantou que o BEI é o maior financiador de projetos de trens de alta velocidade. "Gostaríamos de ter cooperação técnica nesse campo", disse o presidente do BNDES, mas novamente recusou-se a dar mais detalhes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo