BNDES assina dois acordos com bancos dos Brics

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, assinou nesta quarta-feira dois acordos com bancos de desenvolvimento dos países que integram os Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul, além do Brasil). O objetivo é aumentar a colaboração entre os membros do bloco na promoção de uma economia de baixo carbono e para o desenvolvimento da infraestrutura no continente africano, informou o banco em comunicado.

Os documentos foram firmados entre o Banco de Desenvolvimento e Assuntos Econômicos Externos (Vnesheconombank) da Rússia, o Exim-Bank da Índia, o Banco de Desenvolvimento da China (CDB, na sigla em inglês) e o Banco de Desenvolvimento do Sul da África (DBSA, na sigla em inglês). A assinatura ocorreu durante a V Cúpula dos Brics, que acontece na cidade de Durban, na África do Sul.

O primeiro documento, o Acordo de Cooperação Multilateral e Cofinanciamento para o Desenvolvimento Sustentável dos Brics, estabelece as bases para a coordenação e troca de informações entre as instituições dos cinco países com objetivo de aprimorar os mecanismos de desenvolvimento sustentável e fomentar parcerias na área.

O segundo documento, o Acordo Multilateral dos Brics para o Cofinanciamento de Infraestrutura na África, tem intenção de facilitar pactos bilaterais entre os bancos de desenvolvimento do bloco para apoiar projetos em solo africano. Outro objetivo é promover o comércio de bens, serviços e os investimentos entre os países dos Brics e a África.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna