A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, aprovou financiamento no valor de US$ 7 milhões para micro, pequenas e médias empresas localizadas na Região Sul. Essas empresas estão sendo apoiadas pelo Banco para adquirir e exportar calçados, artefatos de couro, produtos têxteis e móveis fabricados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O estímulo aos arranjos produtivos de pequenas empresas é uma das prioridades definidas pela nova diretoria do BNDES, porque visa ampliar a capacidade de gerar empregos e vendas no mercado externo. O financiamento será realizado por intermédio de cinco bancos públicos e privados que se comprometerão a comprar à vista a produção das pequenas empresas, adiantando aos fabricantes o valor das mercadorias a serem exportadas.
As primeiras exportações de artigos têxteis, conjuntos de móveis para cozinhas, dormitórios e escritórios, produzidos nos pólos de pequenas empresas de Rio Negrinho (SC), São Bento do Sul e Bento Gonçalves (RS), devem ocorrer ainda este ano.
As vendas de calçados e artefatos de couro são feitas a partir da produção de pequenas empresas do Rio Grande do Sul, estado que concentra a maioria dos empregos do setor no país. Um dos destaques é o Vale dos Sinos, que reúne hoje o maior pólo de calçados brasileiro, sendo responsável por cerca de 80% das exportações.
A região do Vale dos Sinos é sede de instituições de ensino e pesquisa voltadas para a formação de mão-de-obra para o setor, como o SENAI e o Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins (CTCCA). (MDIC)