O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 1,2 bilhão para a Mercedes-Benz do Brasil. Os recursos serão usados na expansão da capacidade de produção de sua unidade em São Bernardo do Campo (SP).
De acordo com nota divulgada hoje pelo banco, o financiamento também permitirá à empresa “desenvolver motores adequados à nova legislação ambiental e novos modelos de caminhões leves e médios”. Os recursos incluem ainda a modernização do centro de distribuição de peças em Campinas (SP) e os investimentos sociais e ambientais.
O BNDES esclareceu que o programa global da empresa, de aumento de produção e modernização, vai gerar 1,9 mil empregos diretos até a conclusão do projeto, em 2011, todos em São Bernardo do Campo.
Com os investimentos em aumento de capacidade, a empresa pode produzir 67 mil veículos por ano, meta já atingida em junho de 2009. Anteriormente, a capacidade da unidade da Mercedes em São Bernardo do Campo era de 55 mil veículos.
Segundo o BNDES, os investimentos na ampliação da produção já foram concluídos e consistiram, basicamente, na aquisição de máquinas e equipamentos fabricados no Brasil.
Os recursos aportados em modernização preveem a construção de três novos prédios, para abrigar atividades de manutenção de máquinas, fabricação de protótipos e embalagens e revisão final de caminhões.