O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta segunda-feira (12) que empresas com uma avaliação positiva sobre sua classificação de risco terão seus pedidos de empréstimos analisados e concedidos de forma mais rápida pela instituição. "Há uma série de mudanças que estão em processo de implementação na política operacional do BNDES. Fundamentalmente, empresas de rating elevado e de alta qualidade terão um tratamento rápido em matéria de análise e desembolso de suas demandas por crédito", afirmou.
O BNDES também vai estruturar, simplificar e agilizar a concessão de empréstimos-ponte. "Os empréstimos-ponte, que já eram praticados pelo BNDES, agora se transformarão em produtos já estruturados, de fácil e rápida utilização pelas empresas que deles necessitam", destacou Coutinho.
Segundo ele, outras medidas de aperfeiçoamento e simplificação dos relatórios de análise serão adotadas para acelerar a aprovação de financiamentos. A instituição pretende ainda flexibilizar o mecanismo de constituição de garantias e reduzir seu custo. "Queremos aperfeiçoar as técnicas de project finance (financiamento de projetos) e utilizar recebíveis em financiamentos", disse. "Essa é uma demanda que a sociedade e os empresários vêm fazendo e estamos respondendo afirmativamente a essas demandas através de aperfeiçoamentos na política operacional do BNDES", finalizou Coutinho.