A empresa australiana de mineração BHP Billiton abandonou nesta segunda-feira (horário local) sua proposta de US$ 39 bilhões pela canadense de fertilizantes Potash e prometeu devolver US$ 4,2 bilhões aos acionistas por meio de um programa de recompra anteriormente suspenso. A maior mineradora do mundo afirmou que sua oferta foi “inigualável em tamanho, substância e duração”, mas ainda assim foi insuficiente para convencer os reguladores canadenses.
Na semana passada, o ministério de negócios do Canadá, Industry Canada, afirmou que bloquearia a atual oferta da BHP pela Potash, dando à mineradora 30 dias para recorrer. Foi a primeira compra questionada pelo governo canadense em décadas.
O executivo chefe da BHP, Marius Kloppers, disse que, “infelizmente, apesar de ter recebido todas as certificações antitruste para a oferta, não fomos capazes de obter a liberação do Investment Canada e, consequentemente, decidimos retirar a oferta”. O Investment Canada é a instituição que avalia propostas de estrangeiros no sentido de assumir o controle de negócios canadenses ou de se estabelecer no país. As informações são da Dow Jones.