A BHP Billiton deu mais detalhes hoje sobre seus planos para expandir a atuação no mercado de petróleo, sinalizando que os novos projetos estavam se tornando mais atrativos por causa de custos mais baixos e prevendo que os preços de petróleo e gás se recuperem mais rápido do que de outras commodities.
Segundo a empresa, a crescente demanda por petróleo, o declínio da produção nos campos existentes e a falta de grandes projetos novos por causa do tombo dos preços “deve criar uma oportunidade significativa para investir” no setor.
“Embora atualmente contem com bom fornecimento, os fundamentos subjacentes sugerem que tanto o mercado de petróleo como o de gás estão melhorando com mais rapidez do que de outras commodities minerais”, afirmou o presidente de operações de petróleo da BHP, Steve Pastor. “Nosso foco em produtividade reduziu significativamente tanto os custos operacionais como de capital, o que abre oportunidades de investimento desde os campos de xisto como os convencionais, e com retornos atrativos aos preços de hoje”.
Entre essas oportunidades, está o projeto em águas profundas de Mad Dog II, no Golfo do México, em que a BHP espera ter uma decisão sobre o investimento nos próximos seis meses. A companhia tem 24% de participação no campo, que é divido com a BP (61%) e Chevron (15%). Fonte: Dow Jones Newswires.