O governador eleito Beto Richa afirmou ontem, na Região Metropolitana de Curitiba, que, pelos próximos quatro anos, deve trabalhar em sinergia com o setor produtivo para geração de empregos e renda no campo.

continua após a publicidade

Ele esteve presente no encerramento do Programa Empreendedor Rural 2010, promovido pela Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) no Expotrade Convention Center, em Pinhais.

Segundo Beto, os órgãos públicos devem recuperar a capacidade de planejamento e apoio aos agricultores no que se refere à pesquisa, assistência técnica, defesa sanitária e gestão da logística.

Além disso, deve promover a requalificação das centrais de abastecimento do Estado. “Vamos nos orientar pela sustentabilidade, a fim de assegurar a capacidade produtiva dos recursos naturais e reduzir o impacto dos agroquímicos”, destacou. “Também iremos trabalhar para assegurar o acesso à terra”, completou.

continua após a publicidade

O discurso foi assistido por cerca de 4 mil produtores rurais e lideranças sindicais do Paraná que participaram do evento. O Empreendedor Rural é realizado há sete anos e visa transmitir a produtores e trabalhadores rurais noções de empreendedorismo no agronegócio.

Desde 2003 já se formaram, no Paraná, cerca de 17 mil empreendedores, que participaram da composição de 920 turmas, com carga horária de oito horas/aulas cada uma. O investimento no programa é de cerca de R$ 3 milhões anuais.

continua após a publicidade

“O Empreendedor Rural cria condições para que os produtores e trabalhadores rurais possam melhorar a gestão das propriedades em que atuam. Com isso, eles conseguem melhor rentabilidade, melhores condições de trabalho e maior capacidade de enfrentar dificuldades, como por exemplo crises econômicas e secas. Nos últimos cinco anos, o Paraná teve cinco secas. Por isso, é preciso que todos estejam preparados”, disse o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette.