Bernardo está otimista com o aumento do PIB

O aumento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano deixou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, de bom humor. O Brasil volta a crescer e as expectativas para o ano que vem são as melhores possíveis.

“O destaque foi que a indústria cresceu mais que a média: 2,1% neste trimestre. A construção civil está com um bom desempenho e continua sendo muito positivo o consumo das famílias brasileiras”, comentou ontem o ministro, que participou em Curitiba de um encontro promovido pelo Sindicato da Indústria da Consutrução Civil no Paraná e pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná, sobre o programa Minha Casa, Minha Vida.

O 23.º crescimento consecutivo do consumo das famílias, com o avanço de 3,2% no segundo trimestre, foi comemorado pelo ministro. “O motor da economia brasileira é o mercado interno”, afirmou Bernardo. “Considerando o desempenho da indústria e a geração de empregos, vamos ter um Natal gordo em 2009. Será um Natal com as famílias consumindo muito, o comércio vendendo muito e bastante encomenda na indústria”, projetou.

De acordo com o ministro, este cenário reforça a previsão de crescimento de 4,5% para 2010. Ele ainda ressalta que “já tem muita gente achando que vai ultrapassar este patamar”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna