O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse esta tarde que uma “limitação” no Orçamento da União de 2010 deve ser anunciada após o dia 20 de março. Em rápida entrevista antes da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), o ministro afirmou que a peça orçamentária ainda não sofreu nenhum ajuste, mas que será necessário fazer “alguma limitação” e que essa alteração será estudada até a data citada.
Ele observou que o rigor fiscal continuará a ser perseguido pelo governo, já que, apesar de haver expectativa de aumento das receitas, a meta de superávit primário de 2010 será maior que o objetivo de 2009. Ele classificou como “reincidentes” os pedidos de parlamentares de verbas para suas regiões.
Sobre o pedido de recursos, Bernardo afirmou que a saúde é uma das prioridades e que, se o governo puder fazer mais, novos recursos serão liberados para a pasta. Por enquanto, o único extra do orçamento da saúde é a previsão de R$ 2 bilhões destinados às ações de combate à gripe suína. Esse recurso é idêntico ao liberado em 2009, para a mesma finalidade.