O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que ocupou a pasta do Planejamento até o fim do ano passado, afirmou hoje que o crescimento de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010 foi “um resultado extraordinariamente positivo”. “Desta vez, foi um ‘Pibão’ de fato”, disse o ministro. Ele destacou ainda que resultado similar foi obtido pela última vez em 1986, quando a alta também foi de 7,5%. “Fora isso, só nos anos 70, no regime militar”.

continua após a publicidade

Bernardo atribuiu o resultado às políticas bem-sucedidas do governo Lula, que priorizaram investimentos e dinamização do mercado interno. Ele lembrou que foram essas políticas que amenizaram os efeitos da crise mundial no Brasil em 2008. “Acho que o Brasil iria crescer 7,5% em 2008, mas isso só não aconteceu por causa da crise”, disse. Ainda assim, ele considerou positivo o crescimento do PIB naquele ano, que foi de 5,1%.

Bernardo ressaltou a força do mercado interno como pilar de sustentação da economia brasileira. “O consumo das famílias representou 60% do PIB. Mostra que o mercado brasileiro mudou de patamar. E acho que cada vez mais isso terá mais importância.” Diante do cenário, o ministro disse apostar em um crescimento de 5% para o PIB em 2011, ultrapassando R$ 4 trilhões.

continua após a publicidade