O povo norte-americano está dividido em relação à performance de Ben Bernanke em seus oito anos no comando do Federal Reserve, segundo pesquisa divulgada recentemente pelo instituto Gallup. O levantamento mostra que 40% aprovam e 35% desaprovam a atuação de Bernanke no cargo, enquanto um em cada quatro entrevistados não tinham opinião formada.
Seu antecessor, Alan Greenspan, deixou o cargo com mais popularidade em 2006, com uma taxa de aprovação de 65%, enquanto somente 21% dos entrevistados não aprovaram sua performance e 14% não tinham uma opinião.
Além disso, enquanto Greenspan saiu com a aprovação dos republicanos, o mesmo não pode ser dito de Bernanke. Apesar de ter sido nomeado por um presidente republicano e renomeado por um democrata, a aprovação de Bernanke entre os cidadãos republicanos ficou em 28%. Já entre os democratas, 59% o aprovam.
Os dados foram colhidos entre os dias 25 e 26 de janeiro, pouco antes do último dia de Bernanke à frente do Fed, na última sexta-feira. O instituto entrevistou 1.020 norte-americanos e a pesquisa tem margem de erro de 4%.