O presidente do Federal Reserve Bank, Ben Bernanke, já está no cargo mais tempo do que ele queria ou que deveria ter ficado, afirmou o presidente Barack Obama na segunda-feira, quando perguntado se Bernanke seria nomeado novamente.

continua após a publicidade

Embora tenha expressado apoio ao papel de Bernanke como um “parceiro excepcional” nos esforços para afastar a crise econômica, Obama disse que Bernanke “já ficou muito mais tempo do que ele queria ou que ele deveria.”

O presidente dos EUA não respondeu diretamente a perguntas sobre uma nova nomeação de Bernanke.

Falando no programa Charlie Rose Show, Obama disse que a economia se recuperou em relação a pior fase da crise. Mas agora, “tendo saído do buraco”, a questão permanece em como garantir que os EUA superem “problemas estruturais que podem nos levar ao status de segunda classe caso continuem”.

continua após a publicidade

Questionado sobre suas recentes reuniões com o novo presidente chinês, Xi Jinping, Obama afirmou que o encontrou “mais confiante”, assim como “mais robusto do que alguns líderes no passado”.

Mas ele disse que os EUA continuam a pressionar a China sobre uma série de questões. Ele declarou que, ainda que esteja otimista sobre a relação com a China daqui para frente, ainda há muito trabalho.

continua após a publicidade

“O que você está vendo dentro da liderança chinesa é o desejo de continuar a não ser responsável(…) conseguir o máximo que puder e (…) e deixar que os Estados Unidos se preocupem com as grandes dificuldades e grandes problemas.”

Mas Obama disse que, ao mesmo tempo em que esta é a posição da China sobre algumas questões, em outras, o país está tentando assumir um papel maior no cenário mundial. “O que estamos dizendo é que você não pode ser as duas coisas”, disse. Fonte: Market News International.