Bernanke enfrenta oposição para continuar no Fed

O senador Christopher Dodd, chefe do comitê do sistema bancário no Senado norte-americano, e o senador Judd Gregg, membro do comitê, disseram que esperam que Ben Bernanke ganhe um segundo mandato como presidente do Federal Reserve Bank, o Fed, banco central dos Estados Unidos, apesar da forte oposição do Senado, segundo matéria do Wall Street Journal.

Em nota assinada pelos dois senadores, eles afirmam que Bernanke fez um excelente trabalho ao responder por uma das mais graves crises financeiras dos Estados Unidos em todos os tempos. “Nós apoiamos sua nomeação porque ele é o líder certo para guiar o Federal Reserve durante a recuperação econômica”, diz a nota.

Já o senador republicano Richard Shelby, também do comitê do sistema bancário, votou contra a confirmação de Bernanke para um segundo mandato quando o comitê considerou a nomeação. O mandato de Bernanke no Fed termina em 31 de janeiro. Em função de pelo menos quatro senadores terem usado suas prerrogativas para se opor à sua confirmação em um novo mandato, Bernanke precisará de 60 votos para continuar no cargo.

Até sexta-feira, uma pesquisa realizada pela Dow Jones mostrava que 26 senadores eram a favor da manutenção de Bernanke, 15 eram contra e 59 preferiram não declarar sua intenção de voto. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna