Belgas querem atrair empresas do Paraná

Empresários paranaenses interessados em entrar no mercado europeu ou ampliar suas atividades nos países daquela região têm uma nova porta de entrada: a província de Liège, na Bélgica. É o que garantem integrantes da comitiva belga que esteve ontem, em Curitiba, apresentando o projeto Plataforma Liège: uma oportunidade de negócio. Formada por profissionais do grupo Arcelor, a segunda maior siderúrgica do mundo, e da prefeitura daquela província, a comitiva começou pela capital paranaense uma série de visitas que inclui ainda São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

?A missão está atrás de empresários que possam fazer negócios com a Europa?, disse o cônsul honorário da Bélgica no Paraná e Santa Catarina, João Casillo. Segundo ele, a intenção é difundir o projeto e mostrar os benefícios. Afinal, observa o cônsul, a Bélgica, que ocupa o 12.º lugar no ranking das exportações brasileiras, fica numa região privilegiada da Europa e permite fácil acesso a todo o mercado europeu, onde, conforme ele, se concentram em torno de 300 milhões de consumidores.

O Brasil é o primeiro país visitado pelos belgas, após a criação do projeto, que consiste basicamente na utilização dos recursos financeiros disponibilizados pela empresa Arcelor para o desenvolvimento da multimodalidade nas exportações brasileiras. De acordo com a proposta, as empresas que firmarem parceria poderão ter acesso também a incentivos fiscais e comerciais, como suporte na compra de equipamentos necessários para viabilização do negócio, recrutamento e seleção de mão-de-obra especializada no segmento-alvo e financiamento de mais de 20 milhões de euros.

?A princípio, a proposta parece bem interessante e vamos disponibilizar informações aos empresários paranaenses que têm a intenção de ampliar seus negócios ou abrir novos mercados?, comenta o coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Ardisson Naim Akel, que presidiu o encontro entre os paranaenses e os belgas. Após a apresentação da Plataforma Liège, a comitiva manteve contato direto com empresários e agendou a visita ?in loco? em estabelecimentos industriais. A empresa Viaex Brasil, sediada em Curitiba, que atua no fomento de empresas brasileiras na Europa, assumiu a representação do grupo Belga no Brasil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo