Os bancos centrais podem ter que considerar com mais ênfase a estabilidade financeira, além de seus deveres usuais com a inflação, afirmou hoje a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.
“Precisamos continuar a buscar bases prudenciais melhores para o setor financeiro, para não sobrecarregar a política monetária”, afirmou, em conferência em Portugal. “Mas, quando as políticas macroprudenciais não são suficientes, a política monetária terá um papel maior do que no passado para manter a estabilidade financeira.”
Lagarde reconheceu que um foco maior na estabilidade financeira pode representar um desafio para a independência dos bancos centrais, dada a natureza ambígua sobre como definir essas questões. Uma resposta seria manter o foco na inflação baixa e ao mesmo tempo considerar medidas como separar instituições de política monetária e de garantia da estabilidade financeira.
A dirigente também pressionou bancos centrais ao redor do mundo para manterem a cooperação, mesmo após o fim da crise. “Conforme a crise nos ensinou, em tempos difíceis, os ganhos potenciais com a cooperação podem ser enormes”, afirmou.
O discurso de Lagarde abriu uma conferência de dois dias patrocinada pelo Banco Central Europeu (BCE). O FMI tem pressionado o BCE nas últimas semanas para avaliar medidas mais agressivas de política monetária para combater os riscos da inflação muito baixa. Fonte: Dow Jones Newswires.