Economistas do Banco Central Europeu (BCE) revisaram em baixa as projeções do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro (16 países europeus que compartilham a moeda) para 2009 e 2010, disse hoje o presidente da instituição, Jean-Claude Trichet. Segundo ele, o BCE prevê que o PIB real anual da zona do euro deve cair entre 4,1% e 5,1% este ano. Em março, as autoridades haviam estimado contração de um intervalo entre 2,2% e 3,2%.
Trichet acrescentou que, para o PIB de 2010, a previsão oscila entre uma contração de 1% e um crescimento de 0,4%. Anteriormente, a projeção do BCE variava entre um declínio de 0,7% e uma expansão de 0,7%. “Os efeitos negativos trazidos do ano passado e o resultado muito fraco no primeiro trimestre de 2009 contribuíram significativamente para esta revisão em baixa”, disse Trichet.
O BCE também revisou a estimativa de inflação medida pelo índice harmonizado de preços ao consumidor da zona do euro para entre 0,1% e 0,5% em 2009. Para 2010, a projeção de inflação foi ajustada para entre 0,6% e 1,4%. Em março, as autoridades da instituição haviam calculado inflação de 0,1% a 0,7% para 2009 e de 0,6% a 1,4% em 2010.
Juros
O atual nível de 1% ao ano da taxa básica de juros na zona do euro é “adequado”, disse Trichet, em entrevista à imprensa após o anúncio da decisão de manter o juro básico dos 16 países europeus que compartilham o euro no nível recorde de baixa. Segundo ele, tal julgamento reflete indicadores econômicos e também o anúncio feito no mês passado de que o BCE irá apoiar os mercados de crédito com a compra de títulos de dívida.
As pesquisas econômicas sugerem que a atividade daqui em diante irá ter desempenho a uma taxa de declínio “muito menos negativa”, disse Trichet, acrescentando que a atividade econômica deve recuperar-se gradualmente e começar a crescer em meados de 2010. As informações são da Dow Jones.