O Banco Central Europeu (BCE) precisa se comunicar de forma mais plena com o público e endurecer as regras de combate à corrupção e conflitos de interesse, segundo relatório divulgado hoje pela organização não-governamental Transparência Internacional.

continua após a publicidade

“A estrutura de responsabilidade do BCE não é apropriada para decisões políticas de longo alcance tomadas pelo conselho diretor”, afirmou a entidade no documento. “Isso pode ser mitigado em parte por maior transparência nos procedimentos do BCE para a tomada de decisões.”

continua após a publicidade

Segundo a ONG, o BCE precisa aperfeiçoar a maneira como lida com conflitos de interesse. “Em particular, membros do conselho diretor atualmente não apresentam declarações públicas de interesses e ativos, uma precaução padrão em instituições econômicas e políticas”, avaliou.

continua após a publicidade

A entidade também destacou que as principais autoridades do BCE assumem empregos em instituições financeiras após concluírem seus mandatos na autoridade monetária, “embora nenhum deles tivesse experiência no setor privado” antes da passagem pelo BCE.

Em resposta à ONG, o BCE disse que algumas das recomendações estão fora de suas atribuições. Também ressaltou que outras sugestões já foram implementadas, como a publicação de decisões e informações sobre suas reuniões de dirigentes.

“O BCE está e sempre esteve aberto a um diálogo equilibrado com as partes interessadas, incluindo o público”, disse o presidente do BCE, Mario Draghi, em comunicado. Fonte: Dow Jones Newswires.