A demanda de bancos da zona do euro pela linha de crédito de uma semana ilimitada do Banco Central Europeu (BCE) subiu mais nesta terça-feira, mas os empréstimos tomados pelos bancos continuaram bem abaixo do pico atingido antes da autoridade monetária realizar sua primeira operação de empréstimos de três anos em dezembro do ano passado.
O BCE emprestou ? 166,49 bilhões em recursos de sete dias na sua principal operação de refinanciamento semanal a uma taxa fixa de 1,00%, uma alta em relação aos ? 142,751 bilhões na oferta realizada na semana passada. O número de bancos que usaram a linha do BCE subiu para 169, de 160 uma semana antes.
A quantia alocada na linha de empréstimos semana subiu fortemente durante as duas últimas semanas, em comparação com os ? 109,462 bilhões emprestados em 7 de fevereiro. Mas o valor continua claramente abaixo da máxima registrada na operação realizada em 14 de dezembro 2011, de ? 291,63 bilhões, um pouco antes do BCE realizar a operação de empréstimo de três anos no dia 21 de dezembro.
A autoridade monetária irá realizar sua segunda operação de empréstimos de três anos no fim de fevereiro. As informações são da Dow Jones.