O Banco Central (BC) anunciou na tarde desta terça-feira (3) que vai prorrogar por seis meses a linha de swap (troca) de US$ 30 bilhões pelo equivalente em reais, que formalizou com o Federal Reserve (Fed , o Banco Central dos Estados Unidos) em outubro do ano passado, com vencimento original em 30 de abril próximo.

continua após a publicidade

Segundo informe distribuído pelo BC, a transferência do prazo para 30 de outubro não implica condicionalidades de política econômica, e a linha de swap só será usada pela instituição, se necessário, para incrementar os fundos disponíveis para as operações de provisão de liquidez em dólares no Brasil.

O anúncio desta terça inclui também a prorrogação dos acordos de swaps recíprocos de moedas entre o Federal Reserve e as autoridades monetárias da Austrália, Canadá, Cingapura, Coréia do Sul, Dinamarca, Inglaterra, México, Noruega, Nova Zelândia, Suécia, Suíça e o Banco Central Europeu.

O acordo de swap de moedas com o Fed é parte da estratégia de atuação do BC no combate aos efeitos da turbulência financeira internacional sobre a economia brasileira. De acordo com a nota do BC, o acordo também “evidencia a importância da estreita cooperação entre autoridades monetárias na atual conjuntura internacional”.

continua após a publicidade

 

 

continua após a publicidade