O Banco Central anunciou hoje que a linha de troca de moedas, mais conhecida como swap de moedas, de até US$ 30 bilhões estabelecida com o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, vencerá no próximo dia 1º de fevereiro e não será renovada.
Em comunicado, a autoridade monetária informa que “a melhora do funcionamento do mercado financeiro no último ano” fez com que o crédito “deixasse de ser necessário”. Segundo o BC, os recursos disponíveis ao Brasil não foram utilizados pela autoridade monetária brasileira.
A linha foi estabelecida no auge da crise financeira mundial para enfrentar restrições de liquidez no mercado cambial entre o Fed e autoridades monetárias dos principais países do mundo – Austrália, Brasil, Canadá, Cingapura, Coreia do Sul, Dinamarca, Inglaterra, México, Noruega, Nova Zelândia, Suécia e Suíça, além do Banco Central Europeu.
Essa linha foi renovada duas vezes, já que o vencimento original era em 30 de abril de 2009 e foi estendida até 30 de outubro de 2009 e, por último, até 1º de fevereiro de 2010.