BC não renovará linha de troca de US$ 30 bi com Fed

O Banco Central anunciou hoje que a linha de troca de moedas, mais conhecida como swap de moedas, de até US$ 30 bilhões estabelecida com o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, vencerá no próximo dia 1º de fevereiro e não será renovada.

Em comunicado, a autoridade monetária informa que “a melhora do funcionamento do mercado financeiro no último ano” fez com que o crédito “deixasse de ser necessário”. Segundo o BC, os recursos disponíveis ao Brasil não foram utilizados pela autoridade monetária brasileira.

A linha foi estabelecida no auge da crise financeira mundial para enfrentar restrições de liquidez no mercado cambial entre o Fed e autoridades monetárias dos principais países do mundo – Austrália, Brasil, Canadá, Cingapura, Coreia do Sul, Dinamarca, Inglaterra, México, Noruega, Nova Zelândia, Suécia e Suíça, além do Banco Central Europeu.

Essa linha foi renovada duas vezes, já que o vencimento original era em 30 de abril de 2009 e foi estendida até 30 de outubro de 2009 e, por último, até 1º de fevereiro de 2010.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo