BC indica fim do ciclo da alta de juros, diz Banco Factor

O comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sugere que a autoridade monetária encerrou o ciclo de alta de juros, na avaliação do economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves. “A palavra ‘manutenção’ sugere que não sobe mais, ‘por período suficientemente prolongado’ sugere que vai demorar para cair e, por fim, o ‘é necessária’ não elimina eventual retomada do ciclo de alta, mas indica fortemente que o próximo passo após um ‘período suficientemente prolongado’ é a redução dos juros”, escreveu o economista, em relatório.

Há pouco, o BC elevou a Selic em 0,50 ponto porcentual, de 13,75% ao ano para 14,25% ao ano, e no comunicado destacou que a “manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016”.

“Apesar de a interpretação mais adequada do comunicado pareça ser que o ciclo de alta se encerrou hoje, existe ainda alguma probabilidade de que a taxa Selic seja elevada na próxima reunião. Tal probabilidade é, sem dúvida, bastante menor do que a que existia até hoje”, ponderou o economista.

Gonçalves diz ainda que o trecho do comunicado no qual o BC diz que avaliou o “atual balanço de riscos” para elevar a Selic indica que algum efeito do ciclo de alta, dentre outras variáveis, foi considerado pelo comitê.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo