BC: IC-Br sobe 0,01% em junho ante maio

O Índice de Commodities do Banco Central (IC-Br) ficou estável (+0,01%) em junho na margem, conforme informou nesta quarta-feira, 6, a instituição. De maio para o mês passado, o indicador passou de 173,06 pontos para 173,08 pontos. Para efeitos de comparação, o BC também divulga em seu documento que o indicador internacional de commodities, o CRB, caiu 2,47% na mesma comparação mensal.

A leve alta na margem que se viu em junho foi verificada apenas no segmento de produtos agropecuários, já que os metais e o segmento de energia registraram queda no período. O grupo energia recuou 3,21% de maio para junho. Neste segmento, estão inclusos preços de gás natural, carvão e petróleo. No caso dos preços de metais – alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel – a queda em junho foi de 3,21% na margem. Ainda sobre o mês passado, itens agropecuários, como carne de boi, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café, arroz e carne de porco, entre outros, avançaram 0,79%.

No primeiro semestre do ano, o IC-Br exibe queda de 4,62%, com agropecuária em baixa de 5,94%, metal recuando 1,41% e energia com alta de 0,37%. O CRB no período recuou 2,69%. Já em 12 meses, o indicador do BC mostra alta de 9,35%, com agropecuária em elevação de 12,84%, metal subindo 4,06% e energia com baixa de 6,65%. O CRB do mesmo período avançou 8,08%.

Base monetária

A base monetária encerrou junho com retração de 2,2% na comparação com maio, pelo conceito de saldo no fim do período. Segundo informações do Banco Central (BC), a base monetária alcançou R$ 234,678 bilhões no fim do mês passado. Em 12 meses, ainda há uma alta de 1,2% até junho.

Já pelo conceito da média diária de dias úteis, a base monetária atingiu a marca de R$ 236,509 bilhões no mês passado ante maio, o que representa uma queda de 0,8%. Em 12 meses, a alta é de 1,4%. A base monetária é a soma do total de papel moeda emitido com as reservas bancárias registradas pelas instituições financeiras.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo