BC fará consultas diárias antes de leiloar linhas comerciais

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Luiz Fernando Figueiredo, informou hoje (30) que o BC fará na próxima semana consultas diárias aos dealers para definir o volume e o prazo dos leilões de linhas de crédito para exportação. Segundo o diretor, o BC tem ?total disposição de fazer um importante volume de linhas na próxima semana?.

Como a definição do volume e prazo dos leilões será feita diariamente, o BC deixará de utilizar o volume padrão de recursos que estavam sendo oferecidos nesta semana, no montante de US$ 100 milhões. ?Vamos conversar com os dealers e ver a demanda. O volume pode ser maior ou menor do que os US$ 100 milhões?, afirmou.

Figueiredo informou que, na manhã da segunda-feira, o BC deverá fazer sua primeira consulta da semana aos dealers para identificar a demanda por esse tipo de leilão. Caso realmente exista interesse, o BC anunciará no mesmo dia a realização do leilão.

Como as novas regras entrarão em vigor na terça-feira, Figueiredo acredita que a demanda do mercado deverá ser maior a partir deste dia. As alterações nas regras dos leilões têm como objetivo aperfeiçoar o mecanismo de concessão de crédito aos exportadores.

Com relação ao leilão de hoje (30), em que o o BC não aceitou nenhuma proposta apresentada, Figueiredo explicou que o Banco Central já sabia que a demanda do mercado era pequena, mas optou por realizar o leilão para dar um sinal claro ao mercado de que existe total disposição da autoridade monetária em dar liquidez a esse segmento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo