Há cinco meses do fim do mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Banco Central decidiu criar um grupo de trabalho para avaliar medidas que possam deslanchar o crédito para a micro e pequena empresa. A base para esse trabalho, que será coordenado pelo diretor de Normas do BC, Sérgio Darcy, é um levantamento feito pelo Sebrae e entregue hoje (6) a Fraga.
Entre as mais de 15 propostas apresentadas, os técnicos da entidade destacam que o volume de crédito concedido pelos bancos é muito baixo. A relação crédito com o Produto Interno Bruto (PIB) é de apenas 28%.
?Segundo estudos apresentados por diversos especialistas à comissão de economia da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos), a relação crédito/PIB no Brasil é uma das mais baixas do mundo?, destaca o documento.
O próprio presidente do BC reconhece que a conjuntura atual dificulta a reversão desse cenário no curto prazo e a adoção de medidas que possam surtir efeito ainda este ano. ?Não é razoável achar que em cinco ou seis meses, com o momento que vivemos atualmente, se obtenha grandes resultados?, afirmou.