economia

BC do Japão anuncia compras de bônus com antecedência para evitar volatilidade

O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) anunciou hoje pela primeira vez datas específicas de suas compras de bônus com antecedência, numa tentativa de melhorar a comunicação com investidores e evitar volatilidade nos mercados.

O BC japonês divulgou um cronograma detalhado para compras de bônus do governo japonês (JGBs) com vencimentos de um ano a 25 anos.

A ideia do BoJ é “prevenir volatilidade excessiva das taxas de juros ao ampliar a transparência”.

A decisão veio após incertezas e especulação entre operadores de bônus e observadores do mercado sobre a forma como o BC japonês vem implementando sua política de manter o juro do JGB de 10 anos em torno de zero, como parte de uma estratégia para combater a deflação.

No fim de janeiro, observadores ficaram surpresos com a postura do BoJ para o controle da curva de juros após a instituição deixar de realizar uma esperada compra de JGBs. Investidores viram o gesto como um sinal de que o BoJ está tentando começar a reduzir seu programa de compras de bônus.

No anúncio de hoje, o BoJ prometeu comprar bônus de 5 a 10 anos nos dias 3, 8, 13, 21, 29 e 31 de março. Ao longo de fevereiro, o BC japonês conduziu cinco rodadas de compras.

O BoJ também ampliou o volume de JGBs de 10 a 25 anos que pretende comprar em cada operação, para um intervalo de 150 bilhões de ienes a 250 bilhões de ienes, de uma faixa anterior de 140 bilhões de ienes a 240 bilhões de ienes.

Em comunicados de política monetária, o BoJ continua se referindo a uma meta anual de compras de bônus no valor de 80 trilhões de ienes, embora o presidente da instituição, Haruhiko Kuroda, tenha dito que o montante pode variar dependendo do número de operações necessárias ao longo do ano para manter o juro do JGB de 10 anos em zero. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo