O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, avaliou em nota distribuída hoje que o resultado do IPCA em 2011 – exatamente no teto da meta de inflação, de 6,5% – está “em linha com o cenário antecipado” pela instituição. “A inflação ao consumidor medida pelo IPCA, em linha com o cenário antecipado pelo Banco Central, está em trajetória de queda e encerrou 2011 em 6,5%, após alcançar 7,3% no terceiro trimestre”, cita o presidente do BC. “A meta para a inflação foi cumprida em 2011 pelo oitavo ano consecutivo”.
Mais que comemorar a inflação na meta e o acerto na previsão de que a inflação teria ritmo menor no fim do ano passado, Tombini afirma que “outros indicadores reforçam a percepção de significativo arrefecimento das pressões inflacionárias”. Na nota, o presidente do BC cita como exemplo a variação dos preços no atacado medida pelo IGP-M. Segundo Tombini, esse dado “tem mostrado tendência marcadamente declinante, e se deslocou de 7,5% no terceiro trimestre para 5,1% ao final do ano”.
Para os próximos meses, o presidente do BC aposta que os preços devem continuar em desaceleração. “Em 2012, a inflação ao consumidor seguirá recuando e se deslocando na direção da trajetória de metas, dinâmica esta consistente com a estratégia de política monetária adotada pelo Banco Central”, conclui a nota.