O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, assegurou nesta terça-feira, 24, que a instituição está confortável com a posição de estoque de swap em relação às reservas internacionais. Contrariando avaliações que circulam no mercado, o presidente do BC disse que pode manter os níveis atuais por um período de 10, 20 anos.

continua após a publicidade

“Do ponto de vista do BC, nós estamos confortáveis com essa posição. Nós podemos mantê-la 10, 20 anos nesses níveis”, afirmou Tombini. Mas o presidente do BC afirmou que isso não quer dizer que a instituição vai manter o nível dos swaps ante as reservas por 10, 20 anos, como citado.

Para Tombini, isso é uma forma de fazer a proteção de parte das reservas. A participação dos contratos de swaps, de 30% em relação ao estoque das reservas internacionais, “faz todo o sentido”, acrescentou a autoridade. “Diminui o risco.” Nas últimas semanas, surgiram rumores no mercado de que o BC não estaria confortável com essa posição de swaps.

Confrontado pelo senador José Serra (PSDB-DF), o presidente do BC reconheceu que há uma preocupação com o custo das operações compromissadas e de swap cambial. Ele disse, no entanto, que há transparência no impacto desse custo nas estatísticas fiscais do governo.

continua após a publicidade

O presidente do BC participou nesta terça-feira de audiência púbica na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal durante quatro horas.