O comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgado hoje foi diferente do distribuído após a reunião anterior, no início de dezembro de 2009. Bastante resumida, a nota distribuída pelo Banco Central deixou de usar a avaliação de que o atual patamar da taxa básica de juro “é consistente com um cenário inflacionário benigno”, avaliação que constava do documento divulgado na noite de 9 de dezembro. Também deixou de citar que a decisão leva em conta a “margem de ociosidade remanescente dos fatores de produção”.
No texto da reunião de hoje, o BC diz apenas que manteve o juro “avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação”. Sobre a evolução futura da economia, os diretores afirmaram, apenas, que o “Comitê irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária”.
A taxa Selic está em 8,75% desde 22 de julho de 2009. A última redução do juro aconteceu na reunião de julho de 2009 quando a taxa Selic caiu 0,50 ponto, para 8,75%. Já a última alta do juro aconteceu em setembro de 2008, quando a taxa subiu de 13% para 13,75% ao ano.
Na reunião passada, os diretores afirmaram que a manutenção contribuía “para assegurar a manutenção da inflação na trajetória de metas ao longo do horizonte relevante e para a recuperação não inflacionária da atividade econômica”. Essa percepção também não foi usada no comunicado divulgado hoje pelo BC.