BC divulga comunicado curto e diferente sobre taxa Selic

O comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgado hoje foi diferente do distribuído após a reunião anterior, no início de dezembro de 2009. Bastante resumida, a nota distribuída pelo Banco Central deixou de usar a avaliação de que o atual patamar da taxa básica de juro “é consistente com um cenário inflacionário benigno”, avaliação que constava do documento divulgado na noite de 9 de dezembro. Também deixou de citar que a decisão leva em conta a “margem de ociosidade remanescente dos fatores de produção”.

No texto da reunião de hoje, o BC diz apenas que manteve o juro “avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação”. Sobre a evolução futura da economia, os diretores afirmaram, apenas, que o “Comitê irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária”.

A taxa Selic está em 8,75% desde 22 de julho de 2009. A última redução do juro aconteceu na reunião de julho de 2009 quando a taxa Selic caiu 0,50 ponto, para 8,75%. Já a última alta do juro aconteceu em setembro de 2008, quando a taxa subiu de 13% para 13,75% ao ano.

Na reunião passada, os diretores afirmaram que a manutenção contribuía “para assegurar a manutenção da inflação na trajetória de metas ao longo do horizonte relevante e para a recuperação não inflacionária da atividade econômica”. Essa percepção também não foi usada no comunicado divulgado hoje pelo BC.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo