O Banco Central divulgou nesta quinta-feira, 20, duas circulares (3.761 e 3.762) para tratar de operacionalidades e do demonstrativo do indicador de Liquidez de Curto Prazo (LCR). Os documentos foram publicados no BC Correio, serviço de informação entre o BC e o mercado financeiro, e foram assinados pelo diretor de Regulação, Otávio Damaso, (3.762) e por ele e o diretor de Fiscalização, Anthero Meirelles (3.761).
Em 5 de março de 2015, a norma 3.749 criou o LCR seguindo orientações de Basileia. Desde então, algumas dúvidas operacionais surgiram a partir do mercado financeiro e o BC decidiu agora publicar essas circulares com esclarecimentos a respeito do cálculo de ativos e como fazer a estimativa de fluxo de caixa líquido, entre outras explicações. De acordo com a assessoria de imprensa do BC, a essência da regra não muda em nada.
A partir de outubro, bancos com ativos acima de R$ 100 bilhões passam a reportar o demonstrativo do LCR para o BC. Abaixo desse montante, a regra passa a valer em junho de 2016.