O Banco Central da Turquia manteve nesta terça-feira sua taxa básica de juros inalterada em 8,0%, mas elevou a taxa do empréstimo overnight de 8,5% para 9,25%.
A decisão de não elevar a taxa de empréstimo para uma semana contrariou a previsão da maioria dos economista consultados pela Dow Jones Newswires, que previam alta de 0,25 ponto porcentual a 1,0 ponto porcentual.
A taxa do mecanismo de liquidez foi elevada de 10% para 11%. As demais taxas ficaram inalteradas.
Em sua decisão, a autoridade monetária afirmou que os indicadores econômicos sugerem que a atividade se recupera parcialmente e que o câmbio volátil eleva a perspectiva de aceleração da inflação, que deve subir no curto prazo. O BC afirmou que o aperto monetário irá limitar a deterioração da perspectiva da inflação e reiterou que continuará utilizando todas as ferramentas necessárias para assegurar a estabilidade de preços.
Após a decisão, a lira turca intensificou perdas e recuava a 3,7925 por dólar às 9h24 (de Brasília), de 3,7482 por dólar logo antes da decisão. O movimento sugere que agentes de mercado consideraram insuficiente o aperto do BC. (Marcelo Osakabe, com informações da Dow Jones Newswires)