O Banco Central da Turquia cortou taxas de juros nesta quarta-feira. O novo presidente da instituição, Murat Cetinkaya, começou seu mandato acelerando o ciclo de relaxamento monetário no país, diante da desaceleração inflacionária e da estabilização da moeda doméstica, a lira.
Liderado por Cetinkaya pela primeira vez, o Comitê de Política Monetária em Ancara cortou a taxa de juros de concessão de empréstimo no overnight pelo segundo mês consecutivo, agora de 10,5% para 10%. A taxa básica de juros, a de recompra em uma semana, foi mantida em 7,5%, bem como a taxa de tomada de empréstimos do overnight, que continua em 7,5%. Na janela de liquidez do fim do dia, que vale entre as 16h e as 17h no horário local, a taxa de empréstimos foi reduzida de 12% para 11,5%.
Doze dois 15 economistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam que a taxa de juros de concessão de empréstimos no overnight fosse cortada para 10%, enquanto os três outros previam uma redução menor, de 0,25 ponto porcentual. Todos previam que a taxa básica fosse mantida.
A decisão do BC significa um corte no corredor entre as taxas de juros. Isso significa um custo menor para os tomadores de empréstimo na Turquia, uma medida para apoiar o crescimento econômico. Fonte: Dow Jones Newswires.