economia

BC da Polônia decide manter taxa de juros em 1,5%, como esperado

O Banco Central da Polônia decidiu nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros em 1,5%, no patamar mais baixo já registrado, como esperado. O último corte na taxa, para o patamar atual, ocorreu em março de 2015.

O presidente da instituição, Adam Glapinski, afirmou esperar que as taxas sigam no patamar atual até o início de 2018, quando espera que o crescimento econômico será sólido o suficiente para elevar os juros.

Alguns economistas avaliam que o banco central poderia pelo menos considerar a possibilidade de cortar mais os juros, já que a economia não cresce tão rápido quanto o antes esperado. O Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre da Polônia avançou 2,5% no terceiro trimestre, na comparação com igual período de 2015, desacelerando da alta de 3,1% do segundo trimestre.

O índice de preços ao consumidor do país ficou estável em novembro na comparação anual, saindo do território negativo pela primeira vez desde meados de 2014. A meta de inflação do BC polonês, porém, é de 2,5% no ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo