BC da Índia eleva taxa de juros para 8%

O Banco da Reserva da Índia (RBI, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira uma surpreendente alta da taxa de juros, sinalizando a sua determinação de combater o aumento dos preços mesmo com a economia do sul da Ásia enfrentando o seu crescimento mais lento em uma década.

O banco central indiano elevou a taxa de juros em 0,25 ponto porcentual, para 8%. Os 14 economistas consultados pelo The Wall Street Journal sinalizaram que as taxas de juros permaneceriam inalteradas, principalmente após a inflação mostrar sinais de abrandamento no mês passado.

De acordo com Raghuram Rajan, presidente do RBI, o aumento da taxa de juros desta terça-feira iria ajudar a atingir que a inflação ao consumidor seja inferior a 8,0 % em janeiro de 2015. Além disso, a meta é que a inflação indiana recue abaixo de 6% até janeiro de 2016.

Além disso, o banco central indiano sinalizou que o crescimento no ano fiscal de 2014 deve ser inferior à estimativa anterior de 5%. Já para o ano fiscal de 2015, a previsão é que o produto interno bruto (PIB) cresça entre 5% e 6%. Ainda de acordo com o RBI, a política monetária deve ser revisada a cada dois meses. Com isso, a próxima mudança está prevista para a reunião de 1 de abril. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna