Há sinais promissores de que a Austrália conseguirá gerenciar a fase de desaceleração dos investimentos em recursos minerários sem uma crise econômica, afirmou o presidente do Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês), Glenn Stevens.

continua após a publicidade

Em discurso na Câmara Americana de Comércio, em Brisbane, Stevens ressaltou que a Austrália já conseguiu passar pela primeira fase do fim do boom no setor de mineração sem crise. Na semana passada, em Hong Kong, o presidente do RBA havia adotado um tom semelhante.

No entanto, Stevens alertou que a capacidade de realizar ajustes é muito limitada e afirmou que desafios de longo prazo permanecem, como a sustentabilidade fiscal. O presidente da autoridade monetária disse que os gastos podem não ser totalmente financiados por impostos e isso está se tornando mais claro à medida que o orçamento de maio se aproxima.

Ao falar sobre o setor imobiliário, Stevens afirmou que “nossa mensagem é de que as pessoas devem se lembrar que os preços podem cair, eles não sobem apenas”. Stevens também lembrou que é preciso estar alerta para a qualidade do crédito no futuro, quando as taxas de juros subirem, mas afirmou que no momento não há evidências de deterioração nos empréstimos. Fonte: Market News International.

continua após a publicidade