O Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) indicou que está cada vez mais confortável com o patamar atual das taxas de juros, à medida que as perspectivas de que o país iniciará uma recuperação estão ganhando forças.
Na ata de sua reunião de política monetária de 1 de outubro, publicada há pouco, o RBA comunicou que, embora ainda esteja aberto para a possibilidade de novas reduções da taxa de juros, não há urgência para realizá-la.
“Os membros concordaram que o banco não deve descartar a possibilidade de reduzir ainda mais as taxas de juros, tampouco deve sinalizar uma intenção iminente em reduzi-las”, comunicou o banco central australiano.
Uma série de dados recentes têm indicado que os oito cortes da taxa ao longo dos últimos dois anos estavam ajudando a transição da economia dependente da indústria de recursos pela melhora do consumo por parte dos investidores. O último corte, em agosto, levou a taxa de juros para 2,50%.
De acordo com o RBA, os principais indicadores têm apontado para uma aceleração do investimento em habitação, enquanto o crescimento do crédito se manteve moderado. Além disso, o BC indicou que não há sinais de um crescente apetite por empréstimos, principalmente entre os investidores.
Ainda assim, o banco central disse que havia alguma incerteza em torno de uma melhora recente na confiança dos consumidores e das empresas. O dólar australiano também tem se valorizado recentemente. Fonte: Dow Jones Newswires.