O Reserve Bank of Australia (RBA, banco central australiano) disse pela primeira vez desde que começou a reduzir as taxas de juros, no final de 2008, que pode ser arriscado deixá-las muito baixas por muito tempo e que está discutindo o prazo e o processo de aperto da política monetária. Na ata de sua reunião de política monetária de agosto, o banco central também disse que examinará os dados econômicos para determinar a data para a elevação dos juros.
Quando discutir o “prazo e o processo” da “remoção de parte do atual cenário de política monetária expansionista”, o conselho do RBA equilibrará o risco de “prolongar um cenário de muita acomodação numa economia em recuperação” contra o risco de que um aperto precoce possa sufocar a confiança e a demanda, segundo a ata do encontro.
Embora os comentários tenham sido escritos antes de uma nova onda de pessimismo que se espalhou pelos mercados globais ao longo do último final de semana, fica clara a intenção do RBA de estar entre os primeiros bancos mundiais do mundo a começar o desmonte das medidas de estímulo monetário. As informações são da Dow Jones.