O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu hoje reduzir a taxa Selic em 0,50 ponto porcentual, para 8,75% ao ano. É o menor nível da série histórica, em termos nominais, da taxa básica de juros no País. Na reunião anterior do Copom, em 10 de junho, o corte da Selic havia sido de 1 ponto porcentual, assim como no encontro de 29 de abril. Em 11 de março, a redução dos juros foi mais agressiva, de 1,5 ponto, e na primeira reunião deste ano, em 21 de janeiro, a taxa caíra 1 ponto. Neste ano, portanto, o juro básico acumula uma redução de 5 pontos porcentuais.
A maioria dos economistas do mercado financeiro acreditava que o BC teria uma postura menos agressiva na decisão de hoje, porém ainda de corte na taxa básica de juros, de 0,50 ponto, conforme levantamento feito pela Agência Estado com 62 instituições. A previsão de redução dos juros nesta quarta-feira já constava também do relatório com estimativas de mercado divulgado pelo BC na última segunda-feira, mais conhecido como pesquisa Focus. A projeção de um corte de 0,50 ponto vinha sendo repetida pelos analistas nas últimas quatro semanas. De acordo com o relatório, na visão do mercado, após o corte de hoje, a autoridade monetária deverá manter o juro estável em 8,75% ao ano pelo menos até o final do ano.
O Copom voltará a se reunir para decidir sobre a taxa básica de juros nos dias 1º e 2 de setembro deste ano. Em 2009, além do encontro do início de setembro, haverá ainda mais duas reuniões do Copom, em outubro e dezembro. A ata com as explicações da decisão de hoje será divulgada pelo Banco Central na quinta-feira da próxima semana (dia 30 de julho).