BC chinês liberou US$ 23,4 bilhões por meio de linhas de crédito em março

O Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) injetou em março um total de 151,2 bilhões de yuans (US$ 23,4 bilhões) em liquidez em seu sistema financeiro, por meio de várias linhas de crédito.

Do total, 134,5 bilhões de yuans foram repassados por meio da chamada linha de crédito suplementar ao China Development Bank, Agricultural Bank of China e Export-Import Bank of China para facilitar empréstimos destinados a projetos de habitação, de recursos hídricos e para a internacionalização do yuan. No fim do mês passado, os empréstimos dessa linha, que têm vencimento de um ano ou mais, somavam 1,39 trilhão de yuans.

O PBoC também injetou 16,7 bilhões de yuans por meio da linha de crédito permanente em março, a uma taxa overnight de 2,75% e uma taxa de sete dias de 3,25%. O crédito pendente disponibilizado por essa linha era de 16,6 bilhões de yuans no final do mês passado.

O BC chinês não utilizou em março a linha de crédito de médio prazo, uma vez que a liquidez geral já era “razoável e ampla”. Os empréstimos pendentes dessa linha somavam 1,33 trilhão de yuans.

O PBoC vem cada vez mais recorrendo a operações de mercado aberto e de crédito para ajustar a liquidez e evitar sobrecarregar o sistema financeiro com excesso de recursos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo