BC: cenário exterior afeta moderação do PIB no Brasil

O Banco Central (BC) entende que a complexa situação da economia mundial intensifica o processo de moderação da atividade econômica no Brasil. No Relatório Trimestral de Inflação, os diretores da instituição avaliam que “o processo de moderação em que se encontra a economia – decorrência das ações de política implementadas desde o final do ano passado – tende a ser potencializado pela fragilidade da economia global”.

No documento do terceiro trimestre, divulgado na manhã de hoje, o BC reduziu de 4% para 3,5% a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano.

Na avaliação da autoridade monetária, essa moderação da atividade no Brasil já se manifesta em indicadores. O BC cita como exemplos o fato de a expansão do PIB no segundo trimestre de 2011 ter sido menor que o esperado originalmente. Além disso, os diretores do BC citam o recuo das estimativas de crescimento da economia brasileira em 2011 e também 2012.

Diante desse ambiente, os diretores do BC avaliam que a desaceleração do ritmo de atividade doméstica torna o balanço de riscos para a inflação mais favorável.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna