O Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manteve a taxa de juros inalterada em sua mínima histórica, acrescentando que as reduções na política monetária nos últimos dois anos estavam começando a ganhar força.
“A flexibilização da política monetária desde o final de 2011 apoiou a despesa de juros sensível e os valores dos ativos”, disse o banco central australiano, em comunicado. “Os efeitos completos dessas decisões ainda estão chegando e devem durar por um longo período”.
O RBA reduziu a taxa de juros para uma baixa recorde de 2,50% em agosto. Neste mês, o BC australiano decidiu manter a taxa de juros neste patamar.
O corte na decisão de agosto seguiu uma sequência de sete reduções da taxa desde novembro de 2011, com o objetivo de estimular a atividade econômica não ligada à mineração para compensar uma desaceleração iminente no setor de mineração, que sempre impulsionou a economia do país. De acordo com o banco central, as taxas de juros continuam apropriadas.
Além disso, o RBA avalia que a inflação permanece dentro da meta e explicou que o atual panorama da política monetária dos Estados Unidos está trazendo volatilidade para o mercado australiano. Mesmo demonstrando otimismo, o banco central acredita que a economia deve continuar abaixo da tendência de crescimento no curto prazo. Fonte: Dow Jones Newswires.