A atividade econômica da região Norte recuou 1,6% no trimestre encerrado em maio deste ano, ante o trimestre finalizado em fevereiro, quando havia avançado 1,9%. A informação é do Boletim Regional do Banco Central (BC), divulgado nesta sexta-feira, 17, em Curitiba.

continua após a publicidade

De acordo com o BC, “o crescimento da atividade nos últimos cinco trimestres foi interrompido pelo impacto negativo da paralisação do setor de transporte de cargas”. “Observou-se crescimento das vendas do comércio, em parte, pela antecipação de compras em razão do temor de desabastecimento, e comportamento benigno no mercado de trabalho, com geração de mais postos de trabalho formais em comparação aos anos anteriores.”

continua após a publicidade

Conforme o BC, apesar de a greve dos caminhoneiros ter impactado negativamente a economia do Norte do País, “mantêm-se as perspectivas de continuidade da retomada econômica na região”.

continua após a publicidade

O BC divulga o Boletim Regional na cidade de Curitiba, Paraná. No documento, a análise da atividade nas regiões leva em conta os dados até maio deste ano. Na última quarta-feira (15), porém, o BC já havia divulgado seu Índice de Atividade (IBC-Br) de junho, que indicou recuperação firme da atividade após a greve dos caminhoneiros, que afetou a economia em especial no mês de maio. O IBC-Br de junho subiu 3,29% ante maio, na série ajustada. No segundo trimestre do ano, considerando todo o Brasil, houve recuo de 0,99% da atividade.