economia

BB informa que ‘colabora com investigações’ em operação contra fraude em crédito

O Banco do Brasil (BB) informou nesta terça-feira, 31, por meio da assessoria de comunicação, que “colabora com as investigações” da Polícia Federal (PF) no âmbito da segunda fase da operação Turbocred. Deflagrada hoje em cinco Estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Goiás – a operação combate desvio de verbas públicas ocorrido, segundo a PF, por meio de fraudes em financiamentos agrícolas no BB entre 2012 e 2015.

Entre os investigados estão funcionários e ex-funcionários do banco, além de tomadores de crédito e laranjas. São cumpridos 39 mandados de busca e apreensão na operação realizada após inquérito apreender documentos em agências do BB durante a primeira fase da Turbocred, em 17 de maio do ano passado. Foram analisadas 149 operações de financiamentos agrícolas, 13 de outras modalidades e 90% haviam sido fraudadas, de acordo com a PF.

“Os investigados responderão, na medida de suas participações, por crimes de gestão fraudulenta e gestão temerária de instituição financeira, aplicação de recursos de financiamento em finalidade diversa, previstos na lei de crimes financeiros, além de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e associação criminosa, com penas de um a 12 anos de prisão”, informou a PF.

A operação será detalhada em uma entrevista coletiva, às 10h30, na sede da PF em Ribeirão Preto (SP).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo